A grade curricular do curso superior de tecnologia em serviços penais é bastante rica, uma vez que o tecnólogo precisa concluir o curso sendo capaz de exercer a função escolhida com máxima eficácia. O curso superior de serviços penais consta de uma ampla gama de disciplinas.

Conheça, no post de hoje, algumas das principais matérias que são lecionadas durante o curso superior de serviços penais.

1) Criminalística e Técnicas de Investigação

Dentro desta disciplina, você aprenderá conceitos relacionados com crimes, como, por exemplo, conduzir uma investigação criminal. Você aprenderá a fazer a varredura de locais de crime, captar provas e avaliá-las, fazer os laudos da perícia e conduzir um inquérito policial.

2) Políticas Públicas e Segurança Cidadã

Se você preocupa-se com os direitos humanos, com certeza se identificará com esta matéria. Ela abrange os direitos humanos em geral, fazendo o estudo, sobretudo, dos grupos considerados vulneráveis – crianças, adolescentes, mulheres, idosos – além de pessoas mais suscetíveis a serem vítimas de preconceito ou ameaças, como moradores de rua, deficientes físicos e/ou mentais, e homossexuais. Também aprenderá sobre a defesa desses grupos, de forma a garantir a todo ser humano o respeito e de seus direitos como cidadão, independentemente de sua condição física, preferência sexual, etnia, religião, etc.

3) Gerenciamento e Mediação de Conflitos e Eventos Críticos

Você se imagina capaz de gerenciar uma situação de conflito? Pois é exatamente esta possibilidade que esta disciplina lhe proporcionará. Você vai aprender a identificar os tipos de conflitos existentes, como manejá-los, e atuará como um mediador em caso de situações violentas. Você será orientado a intervir nestes problemas, sendo capaz de elaborar a resolução para tais conflitos, negociando com as partes envolvidas.

4) Fundamentos para Administração Penitenciária

O aluno do curso superior de Serviços Penais aprenderá como funciona toda a estrutura de uma penitenciária, e passará a entender e poder gerir um estabelecimento penitenciário. Para tal, conhecerá os direitos penal, administrativo e constitucional. Compreenderá também como funciona o processo penal brasileiro e temas como sentença criminal, habeas corpus e processos farão parte da rotina deste profissional.

5) Sociedade Prisional e Reintegração Social

Além de aprender sobre a rotina penitenciária e suas leis, você também vai aprender técnicas para reintegrar os prisioneiros socialmente, sobre as facções criminosas e modos de dissolvê-las e as atitudes que ajudam o prisioneiro a voltar à liberdade, como as relações familiares e religiosas, que podem estreitar no indivíduo enclausurado o desejo de voltar a atuar na comunidade como um homem de bem.

O formado no curso superior de Serviços Penais terá uma ampla visão a respeito da segurança pública nacional, para que possa, então, intervir em questões que ameacem a segurança como um todo.

O curso também possui temas importantes relacionados aos direitos civis, como o direito da criança e do adolescente, idosos, grupos vulneráveis e minorias étnicas, pois, quando membros desses grupos são coagidos, é necessário que haja uma política consistente de proteção a estes cidadãos, que não têm meios próprios de defesa.

Finalmente, matérias complementares, como o estudo da língua portuguesa, facilitam o processo de elaboração de planos de medidas preventivas e análises de índices de violência, itens fundamentais para um bom funcionamento das instituições penais e para prevenção de atos violentos em empresas privadas, instituições ou eventos.

A Unisul oferece o curso de tecnólogo de Serviços Penais na modalidade EaD, ou seja, você pode fazer sua graduação a distância no tempo e espaço que desejar, com a máxima qualidade e preço acessível.

Caso tenha interesse em adquirir uma formação de nível superior nessa área conheça o nosso curso de graduação a distância em Segurança Pública.