Além de ser um importante diferencial, uma pós-graduação em TI dá oportunidade ao profissional de sair da posição de técnico e se tornar um gestor.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo em todas as áreas. No setor de Tecnologia da Informação (TI) não é diferente: se destaca quem mais investe em sua própria carreira, estando sempre um passo à frente de outros candidatos. Um diferencial nesse mercado pode ser a pós-graduação.

Ao se especializar, é possível sair da posição de técnico para assumir cargos de gestão. E esse tipo de profissional é muito procurado pelas empresas. No entanto, falta gente capacitada.

Nesse post, veremos como a pós-graduação em TI pode impulsionar sua carreira. Você compreenderá a importância de se especializar e desenvolver habilidades para se tornar um ótimo gestor.

Afinal, o que faz um gestor de TI?

O gestor assume uma posição de liderança dentro do setor de TI. É ele quem define as soluções ideais para a empresa, de acordo com sua infraestrutura e seus objetivos.

Esse profissional também é responsável por liderar as equipes de TI, além de planejar, executar e gerenciar projetos na área, que devem estar alinhados estrategicamente com os objetivos do negócio.

Por acumular tantas responsabilidades, o gestor deve ser um profissional capacitado, acima da média dos demais. Por isso, uma pós-graduação em TI é importante para aqueles que desejam ocupar tal posição!

Um técnico pode se tornar gestor?

O setor de TI exige muitos conhecimentos técnicos e um gestor que já ocupou a posição de técnico certamente têm um conhecimento amplo da área. Dessa forma, o profissional tem uma visão clara dos processos e domina os conhecimentos necessários para ajudar a equipe.

Por outro lado, o gestor de TI ocupa um cargo administrativo. Ou seja, ele age como administrador ao liderar equipes e gerenciar recursos. Portanto, é preciso desenvolver habilidades específicas de gestão.

É por esse motivo que o técnico que deseja se tornar gestor deve se especializar. E essas competências podem ser desenvolvidas em uma pós-graduação em TI.

Como a pós-graduação em TI impulsiona uma carreira?

Na pós-graduação em TI, o estudante aproveita o conhecimento adquirido anteriormente e desenvolve novas habilidades. Essa especialização prepara o profissional para assumir novos e maiores desafios.

Além disso, o profissional pós-graduado ganha pontos no mercado de trabalho. Afinal, isso demonstra sua preocupação em se aperfeiçoar profissionalmente e atualizar seus conhecimentos.

Sem contar que, optando por uma pós na área de Gestão de TI, ele desenvolve competências fundamentais para exercer a função. Entre essas habilidades estão:

  • Liderança: todo gestor deve ser um bom líder. Isso inclui saber lidar com pessoas e se comunicar. Além disso, deve saber gerenciar equipes e recursos a fim de alcançar resultados positivos;
  • Visão estratégica: o gestor deve ter a capacidade de alinhar suas ações com os objetivos da empresa. Isso exige visão estratégica e capacidade de prever e planejar o impacto dos processos;
  • Adaptabilidade: o setor de tecnologia está em constante mudança. Daí a necessidade do profissional estar sempre atualizado para acompanhar essas transformações.

Veja algumas áreas nas quais você pode se especializar para se tornar um gestor:

Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação

O curso de Gerência de Projetos prepara o profissional para liderar equipes de desenvolvimento de projetos. Nessa pós-graduação em TI, são desenvolvidas habilidades fundamentais para o processo de gerência. Entre elas, gestão de requisitos, gestão de segurança e melhores práticas para desenvolvimento, gerenciamento e governança de soluções.

Governança de Tecnologia da Informação

A pós em Governança capacita profissionais para analisar, avaliar e implementar recursos de TI. Seu objetivo é formar gestores com sólido conhecimento em estratégias, controles, padrões e técnicas na aplicação das soluções. Assim, o profissional é capaz de alinhar a área com as estratégias da empresa.

Gestão de Segurança da Informação

Na pós em Gestão de Segurança da Informação, o profissional aprende a desenvolver, projetar e gerir sistemas de segurança. Seu objetivo é prover uma visão integrada dos processos de negócio. Além disso, o gestor deve fornecer à empresa uma efetiva governança.