Mesmo com as recentes crises econômicas, a demanda por profissionais de logística continua alta em 2018. Pode até parecer contraditório, mas a recessão ajudou a impulsionar a procura por profissionais gabaritados no setor.

Você já ouviu a expressão “em cenários adversos é que os melhores se destacam”? Pois é, os sucessivos reveses econômicos obrigaram as empresas a tomarem medidas para se adaptar à nova realidade, buscando pessoas capacitadas para funções que relacionadas com o bom desempenho dos negócios.

Se você quer saber mais sobre a demanda por profissionais de logística, mesmo o país estando em fase de recuperação econômica, continue lendo nosso post!

Investimentos em logística

A logística é a atividade que garante a movimentação de um objeto de um ponto a outro, passando por diferentes etapas. Historicamente, esse é um dos processos que mais utilizam recursos dentro de uma empresa.

E os meios não se limitam apenas ao material: investimentos de tempo, colaboradores, equipamentos, etc. Sendo uma das funções cruciais dentro das empresas, os custos logísticos sempre foram aceitáveis.

Mas o que fazer quando é preciso diminuir os gastos sem perder produtividade e qualidade no serviço?

A resposta é simples: contrata-se profissionais capacitados.

As crises políticas e econômicas são macroambientes. Como as empresas não podem mudar os cenários em que se encontram, é preciso se adaptar.

Demanda por profissionais de logística permanece alta em 2018

Então chegamos no ponto em que as crises econômicas se tornaram fatores importantes para afirmarmos que a demanda por profissionais de logística permanece alta em 2018.

O mercado se torna mais competitivo com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que as empresas precisam adotar e praticar a política de contenção de gastos. Essa mescla fez com que as organizações entendessem a necessidade de ter um corpo efetivo diferenciado.

Para se ter uma ideia: o G1 e outros grandes portais brasileiros ouviram especialistas para saber quais as profissões estarão em alta em 2018 e, sem surpresa alguma, a logística esteve presente entre as dez primeiras em todas as consultas.

Mas por que isso acontece? Em momentos desfavoráveis, as empresas precisam de colaboradores que tornem os processos mais dinâmicos e baratos, mas sem perder a eficiência.

Ou seja, não há como paralisar uma atividade importante. O mais sensato é contratar profissionais que mantenham a máquina funcionando, mas que façam isso utilizando recursos limitados.

Perfil profissional buscado

Claro, a demanda por profissionais de logística continua alta. Isso é um fato. Porém, é preciso estar preparado e dentro das expectativas buscadas pelas empresas. Como aproveitar a alta? A melhor e mais eficiente maneira para isso é por meio da qualificação.

Desde o início do post a palavra “profissional” é repetida. E para se profissionalizar é preciso estudar. Então, para se encaixar no perfil buscado pelas empresas, é necessário, primeiramente, uma formação na área de logística.

Opções para formação

Felizmente, no Brasil já temos várias instituições de ensino que oferecem o curso de Logística. Uma rápida pesquisa na internet é suficiente para encontrar diferentes universidades e faculdades espalhadas pelo país que oferecem essa graduação.

Mas o que fazer quando não há tempo ou recursos financeiros para cursos presenciais?

Essa é a parte mais interessante. Pessoas que desejam uma formação e não têm tempo ou grandes reservas podem optar pelo ensino a distância.

O EaD cresce cada vez mais no Brasil. No início dos anos 2000, os adeptos dessa modalidade não passavam de 100 mil. Atualmente, esse número já supera a marca de 1 milhão.

Entre as principais vantagens do EaD, podemos destacar:

  • horários flexíveis para estudo;
  • ritmo próprio de aprendizado;
  • mensalidades mais em conta;
  • sem investimentos extras (deslocamentos e lanches, entre outros).

Além disso, o diploma tem o mesmo peso e valor de um curso presencial. Não existem diferenças entre as duas formações. Para pessoas que têm uma rotina mais tranquila, mas que já não se sentem confortáveis dentro de uma sala de aula, o EaD se mostra como a melhor opção.

Enfim, já está claro que a demanda por profissionais de logística permanece alta em 2018. Mas é importante frisar que não adianta buscar a colocação no mercado de trabalho sem a devida qualificação. Dê o primeiro passo e comece já a sua formação. As maiores empresas esperam por profissionais como você!

Quer mudar a sua carreira profissional? Conheça o curso de graduação a distância em Logística da UnisulVirtual e faça a diferença!