Você sabe quais competências e habilidades podem ser desenvolvidas durante um curso superior nessa área? Um aluno de gestão de TI, por exemplo, deve ser capaz de aplicar metodologias, conhecer ferramentas, políticas e procedimentos relacionados à gestão da tecnologia da informação nas organizações.

Dessa maneira, o estudante pode atuar, depois de formado, na gestão estratégica da informação, das tecnologias e dos processos que suportam seu processamento nas organizações.

Na formação, o aluno também aprende as técnicas, frameworks e boas práticas na área, como alinhamento do trabalho de sua equipe com os objetivos estratégicos da organização. Dessa forma, pode gerir melhor o dia a dia do departamento, elaborando projetos com custo, prazo, escopo e qualidade adequados. Além disso, é esperado que o aluno desenvolva potencial de liderança e gestão de pessoas durante o curso.

Para facilitar a compreensão de competências e habilidades para desenvolver no curso de gestão de TI, destacamos dez capacidades principais que um estudante do curso terá ao sair da faculdade:

1. Administrar recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados;
  2. Avaliar custo/benefício dos sistemas utilizados nas empresas;
  3. Compreender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da incorporação das tecnologias da informação;
  4. Controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados;
  5. Definir parâmetros de utilização de sistemas;
  6. Desenvolver potencial de liderança;
  7. Estruturar dados para identificação das informações necessárias para a execução dos processos de uma empresa e decisões gerenciais;
  8. Gerenciar os recursos humanos envolvidos com a adoção de TI;
  9. Implantar e documentar rotinas;
  10. Planejar, implementar, gerenciar e avaliar a segurança de sistemas de informação.

Além dessas habilidades, existem outras, como boa relação interpessoal e comunicação, planejamento estratégico, visão de mercado e facilidade para trabalhar em grupos.

Quer mais informações sobre o curso? Acesse nossa página da graduação EaD em Gestão de TI!