Se há alguns anos a tecnologia era usada apenas para automatizar tarefas e eliminar o trabalho humano, hoje ela é parte fundamental do processo organizacional. O uso de TI nas empresas ajuda na otimização das atividades e elimina barreiras e ruídos de comunicação.

Sozinha, a TI não é capaz de trazer ganhos para o negócio, é necessário integrá-la a uma estratégia de negócio. Daí a importância do gestor de TI, capaz de alinhar os investimentos na área com o objetivo organizacional.

Fazer essa ponte entre TI e negócios gera melhoria na qualidade dos serviços e auxilia na conquista de novos clientes, além de manter os antigos. Para que o profissional seja capacitado a fazer isso, ao longo do curso de gestão de tecnologia da informação o aluno aprende as melhores práticas de governança, gestão de projetos, suporte a equipamentos de rede, suporte a servidores e usuários e administração de redes, além de conceitos de administração de banco de dados e segurança.

Gerenciar projetos: um habilidade fundamental

O gestor de TI é responsável por manter os serviços de TI de uma organização funcionando, sabendo também como planejá-los e implementá-los na empresa. O bom profissional de TI sabe gerenciar projetos e tem perfil empreendedor, competências que o tornam apto a ocupar posições de liderança na área de TI. Por causa disso, precisa estar presente no ambiente de trabalho e ser capacitado a enxergar demandas futuras do negócio em soluções tecnológicas, alinhando sempre a estratégia de negócios da organização com a tecnologia.

Além de entender a tecnologia o gestor precisa saber sobre governança corporativa de TI, estar presente na definição da estratégia do negócio e fortalecer os canais de comunicação. É claro que “apagar incêndios” faz parte de suas responsabilidades, mas fica evidente que isso não traz resultados a longo prazo. Por isso, o gestor deve trabalhar para construir resultados positivos ao longo prazo e não somente suportar a organização, mas influenciar na estratégia e ser protagonista na execução.

O gestor de TI que conseguir criar um vínculo forte entre estratégia e TI, investindo em tecnologia nas áreas prioritárias para o sucesso da estratégia, certamente estará mais perto de alcançar suas metas e de se destacar no mercado.

Fique ligado nos outros artigos do nosso blog relacionados com a importância do gestor de TI nos resultados da empresa!