Você sabe o que é infotainment? Veja o que esse termo significa dentro do mundo da tecnologia e da conectividade!

Sistemas de direção inteligentes, veículos capazes de realizar diversas funções automaticamente, tecnologia de informação, conectividade e infotainment. Há alguns anos, se ouvíssemos qualquer uma dessas expressões, pensaríamos que se trataria de um filme de ficção científica, não é mesmo? Porém, vivemos essa realidade!

Mas antes de prosseguirmos, uma pergunta: você sabe o que é infotainment? Trata-se de um termo em inglês que representa a junção de information (“informação”) + enternainment (“entretenimento”) e, no contexto do mundo digital, se refere a serviços online de informação, diversão e lazer.

Afunilando mais ainda, falaremos sobre o que é o infotainment veicular.

O que é infotainment dentro do universo automotivo

Embora diversas montadoras desenvolvam projetos de veículos autônomos, que devem estar disponíveis no mercado em breve, a grande aposta das fabricantes está nos carros conectados. Os sistemas de comunicação e entretenimento integrados chegaram com tudo e provaram que tecnologia e conectividade são vitais para a indústria automotiva.

Imagine que enquanto você dirige, por meio de comando de voz, pode acessar suas estações de rádio favoritas, procurar o endereço de um restaurante, navegar na internet, pedir comida, fazer ou receber uma ligação, enviar um e-mail e muito mais! Tudo isso em uma tela colorida e de alta definição, que fica acoplada no painel do carro e lembra muito um tablet.

Incrível, não é? E não pense que essa tecnologia aparece somente nos carros top de linha. Os chamados populares também já saem da fábrica com sistemas infotainment embarcados, que podem ser usados sozinhos ou conectados a um smartphone.

Uma nova fase de conectividade e entretenimento a bordo

As empresas de tecnologia e as fabricantes de automóveis já perceberam a importância da conectividade dentro dos veículos e as parcerias começaram a pipocar. Isso leva o significado de infotainment a outro patamar!

A Volvo e a Google se integraram. Sistemas de infotainment acoplados nos automóveis da montadora sueca já “conversam” com o Google Assistant, a Google Play Store e o Google Maps, entre outros da gigante americana.

Um exemplo de integração entre os sistemas é que o motorista pode, por meio de comando de voz, controlar o ar condicionado, mudar a estação de rádio e mandar uma mensagem pelo celular. E o melhor: sem tocar em nada!

A Panasonic e a Amazon firmaram uma parceria para integrar o serviço de voz inteligente Alexa ao sistema de infotainment para veículos. O diferencial é que os usuários poderão desfrutar das funcionalidades sem estarem, necessariamente, conectados à internet.

Durante a CES 2018, uma das maiores feiras de tecnologias do mundo, que aconteceu no início do ano em Las Vegas, as empresas demonstraram o que é infotainment. A Amazon apresentou uma nova tecnologia, chamada Alexa Onboard, que permite que os motoristas usem a palavra “Alexa” para ativar uma série de funções do carro, como controle de temperatura, acesso às mídias para ouvir notícias ou músicas, descobrir o endereço de um restaurante e até fazer um pedido de comida a caminho de casa.

Já para a Microsoft, esse tipo de parceria não é novidade. Há alguns anos, carros de montadoras como Ford, Fiat, BMW e Nissan já saiam das fábricas com versões especiais do Windows. Na era da Internet das Coisas, o sistema operacional volta repaginado e totalmente adaptado ao infotainment.

É claro que existem e surgem muitos outros aplicativos com essa mesma capacidade de interação e conectividade. Só no mercado brasileiro, atualmente, há pelo menos 16 capazes de interagir com o infotainment veicular, como o Spotify, para ouvir as suas músicas preferidas.

Agora que você já sabe o que é infotainment, também é importante ter em mente que o Brasil é considerado um dos maiores polos de desenvolvimento desse sistema em todo o mundo. Isso só demonstra a relevância do mercado brasileiro e a necessidade de especialistas na área de design de produtos na era digital. Por isso, se você gosta do assunto, não perca tempo. Procure um curso de especialização na modalidade a distância e inove sua carreira!

Gostou de saber o que é infotainment? Então compartilhe esse post em suas redes sociais.