Em algum momento você já teve a sensação de que as 24 horas que temos diariamente são pouco para tudo o que precisamos realizar, estudo, lazer, atividades físicas, cuidados da casa? E essa situação é ainda mais grave para muitos estudantes e trabalhadores que precisam fazer longos trajetos todos os dias para chegar às suas universidades ou postos de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias em 2015 apontou que 39% dos brasileiros passam pelo menos uma hora do dia no trânsito e 12% desses ficam entre duas e três horas no transporte. Além da perda de produtividade, esse tempo todo perdido pode comprometer um cronograma de estudos e até desestimular o estudante de terminar a faculdade devido ao cansaço.

Mas todo esse tempo não precisa ser “perdido”. Ele pode muito bem ser utilizado para avançar nos estudos. Estudar no ônibus, por exemplo, é uma forma de otimizar o tempo deixando sua agenda em dia, além de tornar a viagem mais agradável.

5 dicas para estudar no ônibus e não perder tempo no trânsito

1. Dê preferência para o estudo de disciplinas mais teóricas

Os conteúdos baseados em textos são mais facilmente assimilados em um ônibus. Opte por matérias que não exijam a escrita para realizar exercícios ou cálculos. Mas se você precisar escrever, invista em uma prancheta ou numa almofada de colo para deixar a situação mais confortável.

2. Prepare seus resumos anteriormente

O ônibus é um excelente local para revisar conteúdos já estudados porque permite que você pare a leitura no meio e não sofra no aprendizado. Para isso, prepare resumos dos conteúdos usando técnicas que possibilitem a leitura mais rápida, como tópicos e palavras-chave.

3. Assentos estratégicos

Alguns assentos são melhores do que outros. Por exemplo, na janela você terá melhor iluminação, além de não precisar ser preocupar com os esbarrões; por outro lado, muito sol, também não é legal. Lugares perto de catracas e portas, onde há mais aglomeração de pessoas e barulho, são menos favoráveis, mas obviamente que nem sempre é possível escolher. A maior restrição fica com os últimos assentos (aqueles localizados atrás da roda), pois são onde você sofrerá com solavancos, e fica difícil se concentrar.

4. Aposte nos fones de ouvido

Eles serão seus melhores amigos para estudar no ônibus. Além de uma música baixa ajudar a isolar os barulhos do transporte e melhorarem a concentração você também pode usar o som para revisar conteúdos. Grave os seus resumos em áudio e vá ouvindo no ônibus. Essa é uma tática perfeita para quem costuma sentir enjoo no ônibus, mas não quer desperdiçar o tempo de deslocamento.

5. Use aplicativos

Como sempre estamos com nossos smartphones na mão, nada melhor do que usá-los para alavancar nossos estudos, certo? A diferença é que provavelmente você não vai conseguir estudar as disciplinas da universidade, mas pode aproveitar para adquirir outros tipos de conhecimento. Uma exemplo é o aprendizado de línguas com aplicativos como o Duolingo, de cursos diversos como Bizubuzu, ou de cartões de memorização com o Memrise.