Você se acha muito jovem ou muito velho para ter o seu próprio negócio? Entenda por que empreender não tem hora certa e saiba como se preparar para encarar esse desafio.

A maioria das empresas inovadoras e criativas surgem de boas ideias e elas não têm hora certa para acontecer, até porque empreender não é uma ciência exata. Muitos empresários de sucesso eram funcionários e diante da necessidade resolveram empreender, outros já nasceram com veia empreendedora. Cada caso é um caso, mas o que não podemos negar, é que muitos se sentem inseguros para abrir a própria empresa por se acharem novos ou velhos demais.

Como saber se você tem perfil empreendedor?

Segundo o site do Sebrae, é preciso identificar alguns sinais para saber se empreender é um simples desejo ou se realmente você foi mordido pelo bichinho do empreendedorismo. E não importa se você já fez várias faculdades, já se aposentou ou se está começando a carreira agora. O que vale é a vontade de fazer diferente, mudar de vida e se superar. Segue abaixo alguns sinais:

Você acha que precisa ganhar mais dinheiro e sente que tem potencial para isso?

A vontade de ganhar mais é o principal motivo de tantas novas empresas surgirem, mas a vontade e a autoconfiança devem caminhar juntas.

Você quer transformar a realidade?

Empreender é muito além do que vender um produto ou serviço. É levar, de alguma forma, mais qualidade de vida para as pessoas.

Tem um sonho e quer concretizá-lo?

Tem muita gente que já sentiu que não será realizado pessoalmente enquanto não tiver o seu próprio negócio.

Você se aposentou e não quer parar de trabalhar

Se aposentou e ainda está sobrando energia? Que tal focar a sua disposição e experiência em um novo negócio? Muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre da aposentadoria para realizar o sonho de trabalhar para si mesmo.

Se analisar os itens acima, perceberá que a decisão de empreender envolve mais a questão da vontade e preparação do que realmente a idade.

Então, como se preparar para ser um empreendedor?

Ricardo Sempre Bom se tornou empreendedor aos 15 anos. À medida em que o negócio crescia, ele percebeu a necessidade de cursar uma graduação e a sua escolha foi pelo curso de Administração.

“Tudo começou na garagem de casa. Aos poucos o negócio foi se desenvolvendo e eu me aprimorava como administrador lendo livros ou fazendo cursos. Mas 13 anos depois de abrir minha empresa, chegou o momento em que realmente precisava me aprofundar. Foi então que resolvi cursar Administração na Unisul”.

Atualmente Ricardo é diretor comercial do Grupo Sun, em São José (SC), empresa que fundou. Tem o pai e o irmão como sócios. Para que a empresa tomasse tal proporção, o conhecimento específico se tornou fundamental para manter-se em um mercado tão competitivo e desafiador.

Conheça o curso de administração da Unisul