Qualidade da instituição, experiência e titulação dos professores, avaliação do curso e reconhecimento pelo MEC estão entre os principais fatores a avaliar. Veja a seguir!

A demanda por profissionais de logística cresceu. Quem gosta dessa área e já sabe desse fato, muito provavelmente está procurando uma faculdade a distância para cursar gestão de logística. Mas na hora da escolha da faculdade, é muito importante que o interessado fique atento para alguns fatores como a imagem e o valor associados à instituição, reconhecimento do MEC e qualidade no ensino.

Veja a seguir alguns dos aspectos mais importantes para você considerar na escolha de uma faculdade de logística a distância.

1) Tempo em que a faculdade a distância está no mercado

O primeiro fator a ser observado é o tempo de atuação da faculdade no mercado. É muito importante que ela tenha muitos anos de experiência na educação a distância, pois o know-how adquirido ao longo do tempo é fundamental para o curso de logística atingir os parâmetros de qualidade desejados. Faculdades que estão começando agora não contam com essa expertise e ainda precisam preencher lacunas em seus cursos ou realizar ajustes. Outra questão importante ligada a este fator diz respeito aos professores: os melhores e mais experientes já integram os cursos mais antigos.

2) Credenciamento no MEC

Para oferecer um curso de logística a distância, a faculdade precisa estar credenciada no MEC. Somente com esse certificado é que o diploma do curso de logística oferecido por ela terá validade nacional, com a mesma validade dos diplomas de cursos oferecidos na modalidade de educação presencial. Neste site, o interessado pode consultar a situação das instituições que oferecem curso de logística a distância.

3) Desempenho no Enade

O Enade é um indicador que mostra o rendimento dos concluintes dos cursos de uma determinada instituição de ensino. Depois que eles concluem duas provas, é realizado um cálculo, que gera uma nota entre 0 e 5 para o curso. Essa nota não indica se o curso é bom ou ruim, mas se ele foi melhor ou pior que um curso igual oferecido por outra instituição. O ideal é que o interessado escolha um curso de logística com nota 4 ou 5.

4) Qualidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, é o espaço que o aluno do curso de logística a distância usa para acessar as aulas e conteúdos e interagir com os professores e outros estudantes. Se esse ambiente não for bem estruturado, nem apresentar as ferramentas essenciais para a aprendizagem a distância, isso pode afetar o aprendizado do estudante de logística.

5) Experiência e especialização dos professores

Para que o ensino a distância tenha qualidade, professores experientes e especializados precisam atuar por “trás das telas”, desenvolvendo atividades, compartilhando conhecimentos e tirando dúvidas. Além de ser mestre, doutor ou especialista e possuir experiência no ensino a distância, o professor de logística também deve ter experiência prática, para poder ensinar aos alunos exatamente o que acontece no mundo real.

6) Qualidade dos materiais didáticos

Além das aulas a distância e dos recursos multimídia, também é importante que a faculdade de logística ofereça materiais didáticos para cada disciplina, com os conteúdos que foram elaborados pelos professores e profissionais responsáveis pelo curso. Isso porque esses materiais dão autonomia de estudo e estimulam a autoaprendizagem – fatores essenciais para o aluno absorver melhor os conteúdos.

7) Estrutura dos polos presenciais

Na faculdade de logística a distância o estudante precisa ir até um polo para fazer as avaliações presenciais periódicas. É muito importante que a faculdade a distância disponibilize polos em todas as regiões do Brasil, para que o aluno possa deslocar-se facilmente até eles. Esses polos também devem ter salas de aula, biblioteca, laboratório de informática com acesso à Internet e um tutor para sanar dúvidas.

8) Sistema tutorial oferecido

O último fator a ser avaliado diz respeito ao sistema de apoio oferecido aos estudantes, para que possam tirar dúvidas acadêmicas e ter em qualquer questão relacionada ao curso e à faculdade. Esse sistema deve prestar serviços acadêmicos, pedagógicos, técnicos e sociais e ser constituído por tutores, professores e coordenadores especialistas em educação a distância e na área de logística.

Faculdade de logística a distância na UnisulVirtual

O curso de logística da UnisulVirtual está no mercado há 9 anos, tem nota 4 no Enade e o diploma é reconhecido em todo o Brasil. Além disso, a faculdade de logística a distância conta com polos presenciais em todos os estados do país, um ambiente virtual de qualidade, apostilas digitais para cada disciplina e disponibilidade de solicitação de livros da Biblioteca Universitária, educadores capacitados e todo o suporte necessário para uma experiência de EaD excelente.

Conferiu todos os fatores? Então comece a analisar agora mesmo as faculdades de logística a distância disponíveis no mercado.

Baixe o e-book sobre o nosso curso de logística EaD!