Seja no atendimento diretamente ao cliente ou apenas fornecendo materiais para o setor terciário, você precisa ter ao seu lado funcionários que gostem de trabalhar em sua organização.

Durante um atendimento, a impressão que os clientes terão de seu estabelecimento será causada pelo contato com seus funcionários: se estiverem felizes atenderão bem, deixam seus clientes satisfeitos.

Se seu negócio é de produção ou prestação de serviços a outras empresas, da mesma forma seus funcionários precisam estar animados para que exerçam o trabalho com a máxima dedicação, e é por isso que, se você se preocupa com sua empresa, deve também preocupar-se pelos responsáveis por sua mão de obra, ou seja, seu pessoal.

Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco erros que comprometem os resultados, e como resolvê-los. Confira.

1) Falta de treinamento

Muitos colaboradores apresentam baixo desempenho simplesmente porque não são treinados por tempo suficiente para ter uma boa performance, às vezes gerando erros que comprometem os resultados. Neste caso, você deverá verificar se sua empresa fornece treinamento aos funcionários e, caso não haja, providenciá-lo. Veja também quanto tempo em média é necessário para que o funcionário adquira as habilidades para exercer sua função.

2) Falta de liderança

O gestor dos funcionários deve dedicar seu tempo a eles. Muitas vezes o colaborador precisa resolver um problema, porém não o encontra ou não consegue contatar o responsável pelo setor. Para que a liderança seja eficaz, é essencial que todo gestor de pessoal disponha de 80% de seu tempo para dedicar-se ao seu pessoal, e apenas 20% para lidar com trabalhos burocráticos.

3) Falta de reconhecimento

O colaborador precisa sentir-se bem remunerado, e sentir que seu esforço está sendo recompensado, porém ainda mais importante que isso é a satisfação de trabalhar em um local no qual seu trabalho seja reconhecido. Há várias formas de valorizar o trabalho de seu funcionário, como por exemplo:

  • Reconhecimento verbal;
  • Reconhecimento escrito;
  • Um relacionamento amistoso;
  • Aumento salarial ou uma promoção.

4) Falta de respeito

Estar no mesmo nível que seus subordinados não fará com que você perca o controle de sua posição, muito pelo contrário: agindo de forma gentil, você ganhará o respeito e admiração de seus colaboradores, pois eles perceberão que você estará fazendo o possível pelo bem deles, e isso gerará uma troca saudável, na qual eles também irão querer fazer o possível pela empresa.

5) Falta de comunicação

Não há meio mais eficaz de resolver problemas com funcionários do que dialogar com eles. Ao fazê-lo, esteja mais pronto a ouvir. Ao marcar uma reunião com um colaborador, procure compreender que ele está em uma posição de desvantagem, então faça com que ele sinta-se à vontade para expor suas razões. Nem sempre isso será possível, mas certamente te ajudará a resolver os problemas de uma forma mais justa e evitar que continuem acontecendo erros que comprometem os resultados.

Como você pôde perceber, os desafios de gerir pessoas não são tão complexos, quando você leva em consideração, sobretudo, como o funcionário se sente e usa de sua empatia para resolver possíveis atritos. Se você focar mais em atender às necessidades de seus colaboradores, terá menos conflitos e sua empresa naturalmente lucrará mais.

Em sua opinião, qual qualidade principal um líder deve ter para conquistar seus colaboradores? Conte para nós pelos comentários.