Entender sobre marketing para empreendimentos também é necessário para os gestores de obras. Leia o nosso post e saiba mais!

Ter conhecimento em marketing para empreendimentos é algo cobrado das pessoas que desejam trabalhar com gestão de obras. Apesar de não serem elas que produzem peças publicitárias e outros tipos de conteúdos para divulgação, acompanhar esse trabalho é uma de suas responsabilidades.

Assim, um gestor de obras e projetos precisa ter alguns conhecimentos básicos em marketing para orientar os profissionais dessa área e oferecer todas as informações necessárias, bem como dar sugestões.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este post, que explicará o que um gestor de obras e projetos precisa saber sobre marketing para empreendimentos. Confira!

Plano de marketing para empreendimentos

É chamado de plano de marketing o documento que descreve todas as ações e táticas que serão utilizadas para divulgar um produto ou serviço — no caso, empreendimentos.

Esse plano precisa cobrir no período de um ano e pensar em diversos aspectos, como metas, custos e etapas de cada uma das ações que serão desenvolvidas.

Para estruturar um plano de marketing para empreendimentos, recomenda-se que seja feito um estudo minucioso dos cenários em que eles estão. Devem ser levados em consideração, por exemplo, aspectos como a situação econômica do país e o poder aquisitivo do público-alvo.

Mix de marketing

Alguns estudiosos renomados do marketing, como Philip Kotler, propõem a aplicação do mix de marketing, também conhecido como o método dos 4 Ps.

Falaremos brevemente sobre cada um deles:

1. Produto

O produto é a oferta que uma empresa faz aos seus consumidores. No caso da construção civil, trata-se, portanto, dos empreendimentos que serão comercializados.

É preciso que seja tomada uma série de cuidados para garantir que o produto tenha qualidade e gere interesse nos consumidores.

2. Preço

O preço é a quantia cobrada pelo produto para o consumidor final. No entanto, para o marketing, devem ser considerados outros fatores que não apenas o dinheiro, como o valor simbólico que algo possui, por exemplo.

Uma campanha promocional de um apartamento em um conjunto habitacional pode trazer elementos que façam referência à segurança e à qualidade de vida, por exemplo. Desse modo, o cliente não se importará de pagar mais, pois terá benefícios agregados.

3. Praça

Por sua vez, a praça é o ponto de venda ou o canal de distribuição em que os produtos são levados aos consumidores.

O seu empreendimento será comercializado por representantes comerciais ou via internet? É preciso levar esse aspecto em consideração.

4. Promoção

A promoção é a parte do mix do marketing que trata da divulgação propriamente dita. Portanto, é preciso escolher quais canais serão utilizados para produzir conteúdos e peças publicitárias que chamem a atenção do público-alvo e despertem o interesse pelos empreendimentos à venda.

Branding e atendimento ao cliente

Engana-se quem pensa que o marketing de empreendimentos se resume a elaborar peças publicitárias para atrair compradores interessados nas edificações. Também é preciso desenvolver um trabalho de branding!

O branding é o conjunto de ações que caracteriza todos os tipos de relacionamento que um consumidor tem com uma marca, seja presencialmente na construtora, nas redes sociais, por telefone, etc.

O atendimento precisa ser padronizado e o gestor de obras tem um papel importante nesse contexto. Afinal, de nada adianta um cliente ter um excelente atendimento via redes sociais e não ter uma dúvida corretamente solucionada quando conversa com um colaborador do empreendimento, por exemplo.

Como você pode perceber, o marketing para empreendimentos é um conhecimento importante para os profissionais que desejam se qualificar como gestores de obras e projetos. Por isso, convém buscar meios para entender mais sobre esse assunto.

O MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul conta com uma unidade de aprendizagem sobre Estratégia de Marketing para Empreendimentos de Engenharia. Trata-se de um curso de excelente qualidade, em que você aprenderá muito com profissionais, mestres e doutores. Acesse o site e saiba mais!