Veja os conhecimentos que podem ser obtidos no curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisul!

Fazer uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pode ser um grande diferencial na carreira de quem deseja se destacar nessa área. Isso porque esse curso é completo e tem disciplinas que reúnem conhecimentos diversos.

Desenvolvemos este post para que você saiba o que aprenderá nesse curso. Listaremos, a seguir, os principais conteúdos que são discutidos. Confira!

Principais tópicos discutidos na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Administração aplicada à Engenharia de Segurança

Existem alguns conceitos da administração — como o planejamento estratégico, a estrutura organizacional, a evolução do mercado de trabalho e as técnicas de gestão, entre outros — que são úteis para a Engenharia de Segurança.

Na pós-graduação você conhecerá cada um deles e saberá como aplicá-los para garantir a segurança dos trabalhadores da empresa em que atua.

Higiene do trabalho

No que se refere à higiene do trabalho, o curso aborda as principais noções sobre fisiologia, como limites de tolerância e como identificar contaminantes sólidos, líquidos e gasosos nas indústrias.

Também são abordadas questões como a toxicologia industrial, o conceito de ruídos e o de radiações ionizantes e não-ionizantes.

Como o engenheiro de segurança do trabalho deve buscar alternativas para que os trabalhadores desenvolvam bem as suas funções, tais conhecimentos são essenciais.

Gerência de riscos

Não existe função nas empresas que não ofereça riscos. Até mesmo quem trabalha sentado em um escritório pode se acidentar.

É por isso que existe um módulo específico para isso na especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

O aluno aprenderá a desenvolver programas de saúde como o PPRA, PCMCO, PPR, PGRSS e PPRMI, entre outros.

Laudos e perícias

O trabalho de perito é um dos mais buscados pelo engenheiro de segurança. Portanto, esse módulo pode ser bastante interessante.

O estudante aprenderá os principais conceitos técnicos, como fazer perícias, identificar falhas, propor soluções e desenvolver relatórios.

Legislação e normas técnicas

Todo o trabalho de um profissional da segurança é embasado em leis e normas técnicas, que precisam ser conhecidas para que tudo seja feito dentro da legalidade.

Por isso, a pós-graduação da Unisul também aborda a legislação acidentária, previdenciária e profissional, bem como os capítulos da CLT que abordam questões relacionadas à segurança do trabalho e à saúde ocupacional.

Doenças do trabalho

O ambiente de trabalho também pode favorecer o desenvolvimento de doenças, de acordo como cada atividade é desempenhada.

Evitar que essas patologias ocorram nas empresas é uma das responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho.

No curso de especialização, você aprenderá sobre medicina do trabalho e toxicologia, além de noções de primeiros socorros, para que saiba como agir em casos de acidentes.

Proteção e controle de riscos em máquinas e equipamentos

Grande parte dos acidentes de trabalho ocorre por conta do mau uso das máquinas e dos equipamentos nas indústrias. Por isso, é relevante que o profissional conheça maneiras para orientar os colaboradores sobre como se proteger e controlar os riscos a que estão submetidos.

Questões como layout do maquinário, conceitos de eletricidade, acidentes que podem ocorrer e como preveni-los, entre outros tópicos, são abordados na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Proteção contra incêndios e explosões

Desenvolver um plano de prevenção contra incêndios e ter os equipamentos preventivos e de sinalização necessários, entre outras atividades correlatas, são funções do engenheiro de segurança.

No curso, todos esses itens citados são abordados para que você fique apto para atuar na proteção contra incêndios e explosões.

Proteção do Meio Ambiente

A segurança do trabalho também se aplica em atividades voltadas ao saneamento, como água, esgoto, resíduos, drenagem e outras questões que envolvem o meio ambiente. Isso também é discutido na especialização.

Psicologia Aplicada à Engenharia do Trabalho

As questões psicológicas dos colaboradores influenciam na segurança do trabalho. Afinal, as pessoas reagem a estímulos de formas diferentes. Por isso, ter noções das diferenças de personalidade é importante.

Como você pode perceber, são muitos os conteúdos desenvolvidos na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisul. Trata-se, portanto, de um curso essencial para quem quer ter as melhores oportunidades nessa área. Acesse o nosso site e saiba mais!