Nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) tem se mostrado um dos mais aquecidos e promissores no Brasil. E a expectativa é de crescimento, pois o Brasil apresenta falta de profissionais de TI em organizações dos mais variados tipos.

Então, se você gosta de tecnologia e de pensar em formas estratégicas para garantir que ela seja usada de maneira mais produtiva e assertiva nas instituições, o curso de Gestão de TI pode ser a sua escolha profissional. Se enquadrando dentro da área de formação das Ciências da Produção, a graduação em Gestão de TI tem a duração de dois anos e meio e os alunos formados se titulam como Tecnólogos em Gestão da Tecnologia da Informação.

O curso de Gestão de TI

O objetivo principal do curso é permitir que os estudantes passem a compreender e a praticar metodologias, ferramentas, políticas e procedimentos relacionados à gestão da TI. Ao final da graduação, o novo profissional vai ter aprendido a gerir de forma estratégica a informação, tecnologias e processos envolvidos na TI.

Mas como aprender a gerir a TI? Por meio de uma série de conhecimentos e disciplinas planejados para permitir ao profissional o gerenciamento, planejamento, organização e uso seguro das informações e das tecnologias. Assim, ao longo dos cinco semestres letivos, o aluno vai se familiarizar com os principais conceitos da área e aprender a lidar com: tecnologia da informação, sistemas de informação, hardware, software, dado, informação e conhecimento.

Como o profissional vai atuar na gestão, o enfoque é menos voltado para ferramentas tecnológicas, sistemas, programas, aplicativos e bancos de dados. É preciso possuir uma base sólida na gestão de pessoas, processos e recursos. Isso porque caberá ao gestor de TI, dentro das organizações, contribuir para a formação de recursos humanos capazes de elaborar, conduzir, participar e/ou executar projetos, programas e atividades de implantação da tecnologia da informação, com qualidade e segurança.

Para conseguir aprender a atuar em uma área de possibilidades tão amplas, o aluno conta com uma série de disciplinas estruturantes e complementares, que vão capacitá-lo para as exigências do mercado de TI. Então, quais são as principais matérias que os estudantes vão cursar para se graduarem na área?

• Cibercultura e Prática Profissional em Tecnologia da Informação
  • Fundamentos de Redes de Computadores
  • Fundamentos de Sistemas de Informação
  • Gestão Estratégica
  • Marketing
  • Comércio Eletrônico,
  • Metodologias e Projetos de Software
  • Princípios de Bancos de Dados
  • Gestão de Projetos e Equipes
  • Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação
  • Contabilidade
  • Probabilidade e Estatística
  • Estudo de Caso em Gestão de Tecnologia da Informação
  • Legislação para Informática

Com esses conteúdos e com a dedicação necessária para se manter atualizado em uma área em constantes transformações, o estudante do curso de Gestão de TI tem tudo para ocupar com êxito uma das vagas que o mercado de TI no Brasil promete para os próximos anos.

Gostou do post? Se ficou curioso para saber mais detalhes sobre o curso, acesse o site da graduação EaD em Gestão de TI!