Entenda como o MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul pode ser o que você procura para unir a sua formação acadêmica ao seu exercício profissional.

Em um mercado dinâmico como o atual, não é mais suficiente ter um diploma de graduação. Nesse sentido, o MBA em Gestão de Obras e Projetos visa trazer para os profissionais da construção civil — engenheiros, administradores e técnicos, entre outros — um olhar mais amplo sobre os problemas que surgem, melhorando suas habilidades.

Descubra o que é o MBA em Gestão de Obras e Projetos e como ele pode ajudar você:

O que é o MBA em Gestão de Obras e Projetos?

O objetivo do MBA em Gestão de Obras e Projetos é desenvolver profissionais com visão empreendedora, com capacidade de planejamento e de gestão integrada de pessoas, custos e prazos.

Tudo isso somado ao aperfeiçoamento das atribuições técnico-operacionais exigidas ao setor de construção civil, com foco na área de obras e projetos.

A elaboração, o planejamento e a análise de projetos reduzem o surgimento de imprevistos. Essas ações também permitem maior controle de exposição a riscos durante a execução da obra.

Planejar e gerir obras e projetos de maneira excelente proporciona melhor aproveitamento das equipes, reduzindo custos com mão de obra e diminuindo tempo de execução do projeto.

Em outras palavras, o MBA em Gestão de Obras e Projetos capacita o profissional para otimizar o uso dos recursos à sua disposição. Como todo engenheiro sabe, cada projeto é uma situação diferente que surge, trazendo consigo diferentes desafios.

Ou seja, o conhecimento técnico de obras é apenas um primeiro passo. O diferencial de mercado é adicionado quando o profissional adquire uma nova habilidade: a de gestor.

Além disso, o profissional formado no MBA em Gestão de Obras e Projetos irá treinar sua visão empreendedora e trazer um olhar mais profundo sobre o conhecimento de mercado.

O que se aprende?

A grade curricular do curso de MBA em Gestão de Obras e Projetos aborda temas multidisciplinares:

  • gerenciamento de obras e projetos;
  • meio ambiente e sustentabilidade;
  • logística e segurança do trabalho;
  • gestão de pessoas;
  • legislação e contratos;
  • técnicas de liderança.

As disciplinas foram elaboradas a partir das demandas dos próprios profissionais. Para ajudá-los em seus desafios diários, elas foram formuladas de modo a integrar temas administrativos e técnicos.

Assim, no decorrer do curso, o aluno passa a treinar uma visão abrangente e um pensamento estratégico diante das situações surgidas em seu trabalho.

Além disso, o MBA em Gestão de Obras e Projetos capacita o aluno treinando as habilidades de:

  • acompanhar a implantação de programas de qualidade na construção civil;
  • compreender contratos com empreiteiras, profissionais e empresas;
  • realizar a gestão financeira de obras e projetos de construção civil;
  • desenvolver planos e estratégias de marketing;
  • traçar planos de gestão de resíduos sólidos;
  • elaborar planos de logística e distribuição;
  • acompanhar o licenciamento ambiental;
  • precificar obras.

Ao concluir o curso de MBA em Gestão de Obras e Projetos, o especialista estará capacitado a supervisionar e coordenar atividades de gestão, de acordo com os padrões estabelecidos para a construção civil.

Além disso, o profissional estará apto a diagnosticar e propor soluções aos problemas técnicos que surgem ao longo do fluxo de trabalho e diferentes processos produtivos envolvidos nas atividades de execução de projetos e obras.

Também poderá atuar na prevenção de falhas administrativas e gerenciais.

Por fim, o MBA em Gestão de Obras e Projetos qualifica-o a elaborar estratégias de marketing, além de colaborar para que as atribuições profissionais sejam respeitadas, de acordo com o plano de trabalho e a aptidão dos envolvidos.

Como são as aulas?

O curso é presencial, com aulas quinzenais, duração de cinco semestres e carga horária total de 450 horas, o que o caracteriza como uma pós-graduação lato sensu para as exigências do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

As aulas são ministradas por profissionais com vasta experiência na área, além de contar com visitas técnicas a empresas do ramo da construção civil.

Com isso, o estudante do MBA em Gestão de Obras e Projetos irá expandir e atualizar sua visão sobre o mercado de trabalho de construção civil, conhecendo in loco as situações reais do setor.

A quem se destina?

A especialização MBA em Gestão de Obras e Projetos é destinada a profissionais graduados que atuam na construção civil: engenheiros civis, arquitetos, técnicos, administradores, empreendedores e outros. Também a estudantes em fase de conclusão do curso de graduação.

Gostou da proposta? Quer saber mais detalhes? Então acesse a página do curso para esclarecer suas dúvidas!