Veja em quais universidades de Florianópolis você pode fazer o curso de pós-graduação em arquitetura paisagística.

Tem interesse em fazer uma pós-graduação em arquitetura paisagística? Com a rápida urbanização das cidades, que produz espaços ambiental e socialmente ineficientes, o trabalho dos arquitetos paisagistas ganha cada vez mais relevância para reverter essa realidade.

Mas é claro que a atuação não fica restrita aos espaços livres urbanos: também inclui o desenvolvimento de projetos para áreas comerciais e habitacionais.

Se você tem interesse em participar da elaboração de projetos de paisagismo, saiba que é preciso estar preparado para lidar com grandes equipes de profissionais e em diferentes contextos. Para isso, ter uma formação de excelência faz toda a diferença.

Pensando nisso, esse post explica um pouco mais sobre a especialização em arquitetura paisagística: quais são os conhecimentos geralmente abordados no curso e em quais universidades você pode estudar em Florianópolis. Vamos lá?

Especialização em arquitetura paisagística

Por meio do uso de variadas técnicas, a arquitetura paisagística colabora, principalmente, para o reequilíbrio de espaços livres, sejam eles urbanos ou não. A composição dos ambientes é feita com base em elementos tanto da arte quanto da ciência, o que faz com que os profissionais que atuam nesse mercado tenham que dominar diferentes áreas do conhecimento.

Portanto, trabalhar na área pede uma formação completa e de qualidade. Quem quer atuar deve procurar um bom curso de pós-graduação e aproveitar as oportunidades do mercado em expansão, que é impulsionado pelo forte crescimento dos centros urbanos.

Fazer o curso em uma instituição de ensino sólida, reconhecida pelo Ministério da Educação, também é extremamente importante para que o seu diploma seja amplamente aceito.

Conhecimentos abordados na pós-graduação

O arquiteto paisagista precisa dominar certos conhecimentos técnicos da arquitetura e outros ligados à natureza, pois são essenciais para que ele esteja pronto para atender às demandas do mercado e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da preservação ambiental e do equilíbrio do ecossistema urbano.

Por isso, uma boa especialização deve incluir disciplinas que abordem temas como história do paisagismo e seus conceitos, paisagismo contemporâneo no Brasil e no mundo, vegetação usada na composição de projetos, representação gráfica e criação de maquetes tridimensionais, botânica, geologia, sistemas climáticos e aquáticos, topografia e características dos diferentes ecossistemas.

Além disso, uma formação completa deve englobar as teorias e os conceitos usados para a reabilitação de áreas degradadas, como, por exemplo, tendências atuais de recuperação ambiental, diagnóstico e legislação pertinente.

Os cursos de qualidade também precisam fornecer os conhecimentos necessários para que os estudantes sejam capazes de entender as circunstâncias políticas, sociais e econômicas dos espaços com os quais trabalharão.

Outro fator importante e que deve estar presente na pós-graduação é a capacitação para projetos em diferentes escalas e espaços (comercial, residencial, parques, ruas e praças, por exemplo).

Opções de cursos em Florianópolis

A especialização é voltada para profissionais formados em arquitetura e urbanismo, engenharia florestal, agronomia, biologia, geografia e áreas afins, com diploma de ensino superior. No entanto, as disciplinas ministradas podem variar bastante, dependendo da abordagem de cada curso. Por isso, antes de decidir onde estudar, fazer uma boa pesquisa é fundamental.

Você pode encontrar duas alternativas de cursos de pós-graduação em Florianópolis.

Uma delas é a especialização em arquitetura de interiores e paisagismo da Unisociesc. Por não ser totalmente focado em arquitetura paisagística, esse curso acaba ficando restrito a poucos aspectos do paisagismo. Já o curso oferecido pela Unisul é mais específico e, consequentemente, aprofundado na área. Ele visa qualificar o profissional para desenvolver projetos de paisagismo conforme as atribuições dos conselhos profissionais relacionados.

Essa pós-graduação da Unisul aborda projetos paisagísticos, preparando os alunos para desenvolverem as habilidades necessárias para a atuação em grandes áreas. Além disso, tem um ótimo custo-benefício e inclui o acesso a todo acervo de conteúdo. As aulas acontecem a cada 15 dias, nos finais de semana, para não atrapalhar a sua rotina. É um ótimo investimento para quem precisa aprimorar conhecimentos e deseja atuar nesse nicho de mercado.

Ficou com alguma dúvida sobre a especialização da Unisul? Visite o site do curso!