Conheça todos os modelos de Data Center como serviço e aprenda como definir o melhor de acordo a cada necessidade.

Dentre todos os modelos de Data Center como serviço, escolher o que melhor se adequa às necessidades da organização é o passo inicial para ter a melhor operação, com segurança e qualidade.

Se você não conhece todos os serviços disponíveis, acompanhe este post e saiba mais!

Tudo sobre modelos de Data Center como serviço

Conceitos e descrição de serviços gerais de Data Center

Data Center é uma instalação composta por computadores em rede que empresas utilizam para organizar, processar, armazenar e disseminar grandes quantidades de dados.

Um negócio, normalmente, depende muito de aplicativos, serviços e dados, tornando os modelos de Data Center como serviço uma estratégia essencial para as operações cotidianas.

Dentre os serviços gerais, podemos elencar:

Hospedagem de sites, aplicações e soluções (hosting)

O hosting é o serviço que disponibiliza na internet um ou mais servidores virtuais localizados em uma série de computadores específicos.

Por meio deles, é possível realizar a hospedagem de sites, aplicações e soluções essenciais para a empresa, gerando maior capacidade de processamento de dados.

Servidor dedicado

Outro entre os modelos de Data Center como serviço é o de servidor dedicado. Tecnicamente, corresponde a uma máquina física na qual recursos de hardware são aplicados de acordo a necessidade da empresa.

A vantagem deste modelo é que se a empresa demanda um alto volume de tráfego, adquirindo um servidor dedicado ele será exclusivamente dela, diferente das hospedagens compartilhadas, nas quais o serviço será rateado com outros clientes.

E-mail corporativo

O e-mail corporativo está aplicado dentre os modelos de Data Center como serviço.

Além de fornecer um maior controle das mensagens recebidas e enviadas por seus colaboradores, quando baseado em nuvem, permite mais liberdade e mobilidade.

Outro ponto relevante está no armazenamento das informações, que são alocadas nas empresas prestadoras de serviços em cloud.

Streaming de áudio e vídeo

O streaming de áudio e vídeo é um dos modelos de Data Center como serviço que permite gerenciar, processar, armazenar, acessar e disponibilizar arquivos, potencializando a qualidade de transmissão de conteúdo multimídia.

Quando armazenados em Data Centers, asseguram a disponibilidade por conexões de internet. Com o conteúdo hospedado na nuvem, o cliente tem a possibilidade de definir as configurações necessárias para apoiar a demanda de acesso, garantindo elevada qualidade.

Data center backup e disaster recovery

As empresas que utilizam modelos de Data Center como serviço de backup e disaster recovery se resguardam, por meio da tecnologia cloud, na segurança da continuidade dos seus serviços.

Imagine que, para uma pessoa física, perder dados do computador já é um grande problema; quando esse cenário é levado às organizações, se amplifica bastante.

Por isso, os modelos de Data Center como serviço são fundamentais para a manutenção da operação de empresas. Além de evitar o alto investimento com infraestrutura, eles permitem que, caso a empresa sofra com alguma catástrofe, como um incêndio, os dados ainda estarão seguros.

Colocation para equipamento, para rack e em cela

Para aderir a um dos modelos de Data Center como serviço, é necessária toda uma infraestrutura que permita seu funcionamento.

Colocation corresponde a um espaço físico dessa estrutura que é alugada, oferecendo hospedagem compartilhada para diversos servidores em várias organizações.

Serviços de Telecom

Mudar a arquitetura tradicional dos modelos de Data Center é uma necessidade atual dos serviços de Telecom, porque eles se concentram na entrega de conteúdo.

Link dedicado

O link dedicado é um serviço fornecido por operadoras de telefonia, provedores e Data Centers. Sua principal diferença em relação à banda larga está na velocidade de conexão.

Tem mais velocidade que os planos de internet banda larga, o que traz para as empresas maior agilidade na comunicação e na execução operacional.

PABX-IP

O PABX-IP em cloud fornece recursos que entregam praticidade e eficiência aos serviços de telecom. Por meio dele, é possível ter a tecnologia adequada para acompanhar os detalhes do sistema de telefonia, desde as chamadas recebidas até status do telefone, entre outros.

Achou interessante? Que tal complementar seus conhecimentos por meio do nosso e-book “Infraestrutura de TI como serviço: como você e sua empresa podem ganhar com isso?“.