A tomada de decisão no planejamento estratégico é o processo de visualizar um futuro desejado e traduzir essa visão em metas ou objetivos.

O planejamento estratégico é uma atividade de gerenciamento organizacional usada para definir prioridades, concentrar recursos, fortalecer operações, garantir que todos trabalhem para atingir objetivos comuns, estabelecer acordos em relação a resultados pretendidos e ajustar a direção da organização em resposta a um ambiente em mudanças.

É um esforço disciplinado que produz ações fundamentais que moldam uma organização: a quem ela serve, o que faz e por que faz. Um planejamento estratégico efetivo articula não apenas onde uma empresa deseja e quais são as ações necessárias para chegar lá, mas também como ela saberá se é bem-sucedida.

Por esta razão, elaboramos este post para mostrar os tipos de tomada de decisão que se enquadram no planejamento estratégico e como alcançar este tipo de conhecimento.

Acompanhe!

Planejamento estratégico não é plano de negócios

Não confunda com o plano de negócios, que é um documento muito mais amplo e inclui, além do planejamento estratégico, ações ligadas a marketing, finanças e operações.

O plano de negócios é um documento muito mais ambicioso, que aborda o que é o seu negócio e por que ele tem valor no mercado. O planejamento estratégico, em contraste, determina ações com objetivos específicos e datas de entrega. Também define quem são os responsáveis por essas atitudes.

Tomada de decisão

Seu planejamento estratégico descreverá onde a empresa pretende ir, para que todos trabalhem com as mesmas informações. Em última análise, ele ajuda a avaliar o que sua organização é, o que ela faz e por que ela faz, com foco na otimização de seu potencial futuro.

Normalmente, um planejamento estratégico incluirá:

• um resumo executivo, que é escrito no final do processo;
  • uma descrição da empresa;
  • missão, visão e valores;
  • uma análise estratégica, como a SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
  • uma explicação das estratégias e das táticas;
  • um plano de ação;
  • orçamento e planos operacionais;
  • métodos detalhados de monitoramento e avaliação.

Se você trabalha em uma pequena empresa, por exemplo, um breve plano estratégico pode ser apropriado.

Já um planejamento mais detalhado sobre vários aspectos pode ser mais eficaz em organizações maiores.

Capacitação para o planejamento estratégico

Seu planejamento estratégico deve ser realizado em um ambiente de equipe que envolva os principais colaboradores do negócio.

Geralmente, é dirigido pelo presidente da empresa, que recebe informações de profissionais ou equipes específicas. Porém, sendo uma área de extrema importância, o cargo ficará disponível a quem tiver o preparo suficiente para assumir a função.

A equipe identifica os principais fatores para a análise estratégica e participa desse diagnóstico por meio de entrevistas, por exemplo. Também está envolvida na formulação da direção estratégica e dos planos de ação.

Capacitação para planejamento estratégico

A pós-graduação em Planejamento Tributário e Governança Corporativa da Unisul especializa os profissionais de indústrias, comércios e prestação de serviços para atuarem nas mais diversas empresas com a gestão dos tributos organizacionais.

A questão tributária tem grande peso na composição dos custos dos produtos e serviços. A governança é essencial para a manutenção do poder de competitividade, principalmente em tempos de crise econômica.

É especialmente destinado a graduados em Ciências Contábeis, Administração, Economia e Processos Gerenciais, além de profissionais da área de negócios que buscam gerenciar a tributação da organização nos níveis municipal, estadual e federal.

O curso também prepara para a docência no ensino superior, com atividades práticas em sala de aula.

Se você quer ser a pessoa responsável pela tomada de decisão no planejamento estratégico de sua empresa, comece a se preparar agora mesmo para assumir essa função. Conheça o curso de Planejamento Tributária e Governança Corporativa da Unisul! Basta escolher a Unidade Universitária onde prefere estudar: Tubarão ou Florianópolis.