Quando você pensa em estudar, é bem possível remeter-se à lembrança de uma bibliotecária fazendo “shhhhhh”, ecoando em uma sala silenciosa. Esqueça! Estudos recentes têm mostrado que essa ideia de estudar na completa falta de sons, na verdade, pode não ser tão positiva para memorizar conteúdos novos.

Segundo um estudo financiado pelo serviço de streaming de música Spotify e conduzido na Inglaterra, ouvir música clássica enquanto se estuda melhora o desempenho em até 12%, especialmente na realização de provas de matemática. A explicação científica para esse fenômeno é que a música estimula o relaxamento do cérebro, ao mesmo tempo em que ainda o mantém em alerta. É um estado de indução à imaginação e à concentração.

Os cientistas afirmam, no entanto, que ao ouvir músicas com vocais a concentração pode ser minimizada caso o conteúdo exija muita leitura como história e português. A solução para isso é buscar canções em línguas que você não domina.

E após a divulgação deste estudo foram criadas diversas playlist do Spotify para estudar e melhorar a concentração. É só você escolher qual se adapta melhor ao seu gosto e começar a maratona de estudos!

Confira 2 playlists do Spotify para estudar melhor

1 – Não perca a concentração! (Exame.com)

A revista Exame fez uma playlist em parceria com o coach Felipe Lima, especialista em memorização. A lista contém apenas 20 músicas, ou seja, 1h28, mas é interessante porque foge do padrão de apenas instrumentais.

2 – No Lyrics (Perry Han)

Essa playlist é bem interessante porque traz músicas de rock e pop como Nirvana, Adele, Coldplay, Muse e Nightwish sem letras. A releitura instrumental e com toque mais clássico tem 4h17, divididas em 62 músicas.

Agora é só colocar os fones e partiu estudos!