Em períodos de crise, é fundamental para qualquer empresa reter seus funcionários mais talentosos, pois, se a situação está difícil com eles, com certeza ficará pior sem eles. O gestor tem um papel crucial na retenção de colaboradores talentosos, porém como fazer isso de forma eficiente? Pensando nisso, preparamos dicas para ajudar a reter esses profissionais. Confira!

1. Não procure, seja procurado

Saiba que para ter funcionários excelentes, você não deveria buscar por eles. Se sua empresa tem as características que um colaborador talentoso almeja, naturalmente eles procurarão por você. Se isso ainda não ocorre, desvende quais fatores fazem com que talentos procurem determinadas empresas, e descubra o que essas organizações oferecem aos colaboradores.

2. Tenha uma estratégia de retenção de talentos

Sua companhia possui uma filosofia, ferramentas e estratégias para captação e retenção de talentos? Você tem um registro do porquê as pessoas querem trabalhar em sua organização e quais os motivos de pedirem demissão? Você capta essas informações, as opiniões e preocupações de seus funcionários por meio de reuniões individuais, pesquisas e reuniões em grupo? Apenas desse modo você conseguirá compreender a razão dos pedidos de demissão e passará a reter talentos.

3. Seja um gestor líder

O gestor precisa ser um líder, ou seja, precisa que as pessoas o sigam sem que sejam forçadas a isso. Para tanto, é necessário treinar a comunicação com os funcionários, exercer a empatia, trabalhar como um time e dispor de mais tempo liderando os funcionários do que exercendo trabalhos burocráticos.

4. Conquiste o comprometimento de seus colaboradores

A melhor abordagem para liderar bem é fazer a si mesmo as seguintes perguntas: como posso ajudar meus colaboradores? Como ajudá-los a serem mais produtivos para que eles evoluam profissionalmente? Como fazer com que eles valorizem o trabalho que eles executam? Como fazer com que eles amem o que fazem? Converse com eles para obter essas respostas, e trabalhe para obter esses resultados.

5. Crie oportunidades de crescimento

Verifique se é possível abrir novas posições em sua empresa. Ao abrir vagas novas, dê prioridade aos colaboradores que já trabalham na empresa.

6. Tenha canal aberto de comunicação

Estabeleça reuniões individuais regulares, a fim de detectar como seus funcionários estão sentindo-se em relação à organização. Ouça mais do que fale e deixe-os à vontade para fazer sugestões e fazer perguntas. Tenha uma política na qual os funcionários não temam ter uma conversa franca com você.

7. Conheça seus funcionários

Saiba quais são os objetivos de seus funcionários. Quais são as metas profissionais deles? De que forma você pode orientá-los ou mesmo auxiliá-los a atingir seus objetivos? Se possível, proporcione seminários, discussões de livros em grupo e desafios em equipe para estimulá-los a progredir cada vez mais. Esse tipo de atividade gera um espírito de grupo muito importante para reter talentos.

8. Trate seus funcionários com respeito

O ambiente empresarial muitas vezes conta mais que uma remuneração mais vantajosa. Cabe a você, enquanto gestor, tornar o ambiente profissional um local no qual o funcionário deseja estar e sentir-se à vontade. Como passamos boa parte de nossas vidas em nosso ambiente corporativo, é extremamente importante que esse lugar seja agradável e amistoso.

Enfim, incentivos, ambiente agradável, oportunidade de crescimento profissional e valorização profissional são itens primordiais para as empresas que desejam atrair e reter funcionários ímpares.

E você, como faz para manter a satisfação do seu público interno e reter talentos? Conte pra gente pelos comentários.