Tendo em vista a grande demanda do mercado por profissionais qualificados, há um crescente número de cursos de tecnólogo, com formação em menor tempo e mais especializada. Dentre esses cursos, o de serviços penais tem uma peculiaridade: ser amplamente voltado ao setor público. Claro que há outras áreas de atuação, mas o grande foco do curso é a Segurança Pública. Quer saber mais sobre essa oportunidade? Confira.

O que é o curso de Serviços Penais?

O curso de tecnólogo de Serviços Penais visa formar um profissional nas melhores práticas para administração penitenciária. Muitos dos alunos que ingressam já são funcionários públicos que trabalham na área, e buscam uma melhor formação para obter mais oportunidades na carreira e para qualificar o seu trabalho.

Atribuições do tecnólogo com graduação em Serviços Penais

Basicamente, o gestor em serviços penais deverá trabalhar em prol de criar um ambiente penal viável, de maneira a garantir a segurança de todos e viabilizar a recuperação e a reinserção de detentos. As principais atividades do tecnólogo são:

  • Gerir presídios e penitenciárias, promovendo a segurança e o bem estar de todos, buscando viabilizar a reintegração e a recuperação de presos, por meio de ações e programas.
  • Criar estratégias de prevenção de reincidência, como a inserção de presos em serviços comunitários, por exemplo, a fim de facilitar a reinserção dele na sociedade.
  • Conhecer toda a legislação vigente.
  • Viabilizar a aplicação de penas e medidas alternativas, a fim de melhorar o serviço da penitenciária.
  • Garantir os Direitos Humanos.
  • Gerir a cadeia, estimular o trabalho em equipe e delegar funções a equipe da penitenciária e também aos internos.
  • Garantir que as normas da prisão sejam cumpridas.
  • Planejar ações, definir metas e prazos, com a finalidade garantir o bem-estar de todos.
  • Manter postura ética e respeitar as normas previstas diante de qualquer situação.
  • Estimular e capacitar os agentes penitenciários a fim de desenvolver um ambiente melhor a todos, e promover inovação e ideias.
  • Melhorar rotina penitenciária.
  • Desenvolver políticas públicas com o objetivo de melhorar cada vez mais o serviço penitenciário.

As oportunidades no setor público

A atuação do tecnólogo em Serviços Penais é voltada principalmente para quem trabalha com penitenciárias e segurança pública. O profissional estará habilitado a ser agente penitenciário, já que para este cargo é necessário ter ensino superior. Quem ingressa por essa via, pode crescer na carreira até tornar-se gestor da penitenciária.

Dentro da esfera pública há também outras áreas, atuando junto à secretaria federal na criação de políticas públicas para o setor, como também pode prestar assessoria e até consultoria.

Como visto, trata-se de um curso que possui muitas possibilidades de atuação e de conhecimento. Caso tenha interesse em adquirir uma formação de nível superior nessa área conheça o nosso curso de graduação a distância em Segurança Pública.