A área de comércio exterior tem se tornado cada vez mais necessária para as empresas, na medida em que o processo de globalização avança e que a abertura desenfreada do mercado confere não só vantagens para os custos das instituições, como também para sua consagração e forte reconhecimento entre os consumidores.

Dessa forma, a demanda por profissionais qualificados, que trabalhem na área, está em crescente ascensão e reconhecimento. Esse cenário abre oportunidades para quem opta por cursar Comércio Exterior a distância, estudando na modalidade EaD.

O profissional de Comércio Exterior

O profissional que trabalha na área de Comércio Exterior domina e entende as técnicas e processos que envolvem a compra e venda de produtos e serviços entre instituições – empresas ou governos – de diferentes países. Acompanha os eventos políticos e econômicos internacionais visando caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Analisa as tendências atuais dos mercados nacional e internacional, aponta as necessidades de consumidores e fornecedores, elabora estratégias de inserção e define questões logísticas como as relacionadas ao transporte e estocagem dos produtos oriundos das relações comerciais externas. Uma vez elencado um mercado externo específico com o qual irá trabalhar, ele se apodera de todo conhecimento político, cultural, legislatório e demais pormenores que irão influenciar na relação da empresa com o estrangeiro.

Como se preparar para exercer a função?

A forma mais preparatória seria um curso especializado em Comércio Exterior. Para tanto existem diversos tipos de cursos, a maioria deles de menor carga horária e assuntos específicos, sendo estes menos abrangentes, além de não conferirem ao aluno uma formação profissionalizante. Neste caso, o mais recomendado é o curso técnico, que é mais amplo e abrange o ensino dos processos de importação e exportação como um todo, além de conferir um diploma de profissional da área ao aluno formado. Atualmente as faculdades que trabalham com o ensino a distância têm tido muito destaque e reconhecimento nos cursos oferecidos.

Curso de Comércio Exterior a distância

Existem uma série de vantagens de cursar Comércio Exterior a distância (modalidade EaD). É possível conciliar os estudos a outras atividades, sendo de fácil adaptação à sua rotina diária devido ao fato de não haver a necessidade de estar presente na universidade para assistir as aulas e realizar as tarefas propostas. O curso é realizado no ritmo do aluno e de acordo com suas prioridades.  A carga de trabalhos exigidos é grande, porém podem ser realizados com mais conforto no ambiente que o aluno escolher, facilitando seu aprendizado. Devido a interação com professores e colegas acontecer através do meio virtual, o estudante tem mais tempo para analisar o conteúdo trabalhado e expressar seus comentários e dúvidas. Durante o curso, diversas características pontuais são desenvolvidas pelo aluno por não haver uma obrigatoriedade de presença física, como disciplina no cumprimento dos horários, determinação, organização e a capacidade de aprendizado sem a presença constante de um professor, além de proatividade e bom manuseio de novas tecnologias.

Dessa forma, os cursos EaD, além de mais práticos, são uma ótima opção para quem quer se profissionalizar, sobretudo na área de Comércio Exterior, pois eles têm adquirido papel significativo no mercado, sendo tão qualificados como as universidades presenciais.

Você que busca entrar nessa área, achou atrativa a possibilidade de realizar um curso a distância? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.