Fazer uma boa gestão de infraestrutura em data centers é essencial para ter todos os dados seguros e disponíveis. Quer saber mais? Leia esse post!

Data Centers são os ambientes onde estão armazenados todos os equipamentos destinados ao processamento de dados de uma empresa. E, como qualquer pessoa sabe, informação vale ouro!

Por isso, saber como fazer a gestão de infraestrutura em data centers é extremamente importante. Garantir que os equipamentos executem os principais sistemas da empresa e armazenem todos os dados requer ambientes com tecnologia segura, confiável e compatível com a estratégia do negócio.

Separamos algumas coisas que você não pode deixar de saber sobre como fazer uma boa gestão de infraestrutura em data centers. Vamos lá!

O que você precisa saber sobre gestão de infraestrutura em Data Centers

Planejamento de operações e manutenção

Uma boa gestão de infraestrutura em data centers exige que especialistas em Tecnologia da Informação (TI) estejam envolvidos. Mas outros profissionais também são necessários, como engenheiros elétricos e mecânicos, por exemplo.

Isso garante que a operação e a manutenção do data center sejam executadas de maneira impecável. Com planos de contingência e planejamento de manutenções preventivas, você não ficará exposto ao risco de interrupções por causas desconhecidas e imprevistas.

Gerenciamento e automação da infraestrutura em tempo real

Quanto mais rápido você tiver acesso às informações, melhor será a sua gestão de infraestrutura em data centers. Apostar em ferramentas de automação permite que você tenha todos os dados sobre a operação em tempo real. Além disso, com relatórios em mãos, é possível analisar todos os processos e saber se são executados de forma satisfatória.

Plataformas de software, hardware e integração de sistemas diversos

Você já trabalhou em algum momento tendo que unir informações de diversas fontes? Se sim, deve conhecer bem essa dor.

Para uma excelente gestão de infraestrutura em data centers é importante saber como unir dados trazidos por plataformas de software, hardware e outros sistemas. Ter tudo consolidado em um único ambiente é a maneira mais simples de obter conhecimento, otimizar processos e reconhecer possíveis falhas, garantindo muito mais agilidade e eficiência.

Monitoramento ambiental: temperatura, umidade, fumaça e líquidos

Instalar seu data center em uma salinha disponível dentro da sua empresa ou em outro local sem preparar o ambiente de forma adequada é um erro que pode ser fatal.

Lembre-se de dois pontos:

  1. Os equipamentos de data center são sensíveis e devem ser tratados como tal;
  2. Todos os seus dados estarão armazenados ali.

Ter o controle de temperatura, umidade, fumaça e líquidos presentes no ambiente onde você instalará seu data center e acesso às condições ambientais em tempo real não é necessário: é obrigatório!

Gráficos, relatórios e simuladores

Como já diz o velho ditado, “nada está tão bom que não possa melhorar”. Durante a gestão de infraestrutura em data centers, ter gráficos e relatórios que forneçam informações relevantes para que você encontre maneiras de otimizar as operações é essencial.

Afinal, diariamente serão inseridos e exportados dados que serão utilizados pela empresa. Só não esqueça que, antes de colocar qualquer nova ideia em prática, é importante simular. Garanta que a ação não implicará em erros e fará sentido.

Eficiência energética

Se perder simples dados diários já pode causar um grande estresse, imagine os de um data center por falta de energia.

No momento em que você planejar a gestão de infraestrutura em data centers, não esqueça de pensar em todo o sistema que fornecerá energia a ele. Ter eficiência energética garantida com certeza evitará muitas dores de cabeça.

Monitoramento remoto 24×7

Se você trabalha das 8 às 18h, com duas horas de intervalo para almoço e de segunda a sexta, seu data center não. Ele trabalhará 24 horas, 7 dias por semana, processando dados a todo momento – inclusive, enquanto você descansa, normalmente é o período em que ele mais trabalha.

Por isso, garantir que sua gestão de infraestrutura em data centers atenda uma demanda 24×7 é fundamental. Manter-se de olhos atentos é a melhor maneira de agir rápido e garantir que nenhum incidente aconteça.

Ficou curioso para saber mais sobre como a gestão de infraestrutura em data centers pode ser feita? Então baixe nosso e-book Infraestrutura de TI como serviço: como você e sua empresa podem ganhar com isso?