Apesar dos importantes e altos investimentos em novas tecnologias, as organizações têm se dado conta de que o principal responsável pela eficácia do processo produtivo é o fator humano. Devido ao mercado altamente competitivo, a indústria tem buscado se reciclar e se renovar todos os dias.

Um dos profissionais responsáveis por isso é o gestor da produção industrial, capaz de melhorar a qualidade de produto e serviço da indústria. Neste texto, vamos abordar alguns dos benefícios que um profissional capacitado é capaz de proporcionar à indústria. Vamos lá?

1) Redução dos custos de produção

Ao compreender o cálculo de custo na produção, utilizando conceitos de análises de valor para a busca da redução de desperdícios, o profissional consegue reduzir gastos e otimizar a produção da indústria. Aqui, entram os conhecimentos em logística, administração e produção industrial.

2) Criação de novos produtos

Um bom gestor de produção industrial é capaz de identificar oportunidades de negócios, aplicar, desenvolver, pesquisar e inovar tecnologias já existentes e também criar novas. Tudo isso – desenvolvimento de projeto de produto, processo e serviços – pautado por estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

3) Aumento da produtividade no trabalho

Quando o gestor coordena equipes para atingir os objetivos relacionados com uma gestão de produção eficaz, ele consegue aumentar a produtividade dos funcionários da empresa. Para isso, deve sempre fomentar e empreender ações para o aumento da produtividade e competitividade das organizações dentro e fora das organizações, não esquecendo nunca de aplicar conceitos da gestão da saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. É preciso, antes de tudo, atender a legislação e as normas vigentes.

4) Desenvolvimento de novos processos

Desenvolver novos processos significa oferecer aos consumidores produtos com garantia e alta qualidade, mas também melhorar o dia a dia da equipe. O profissional precisa conhecer e distinguir os principais processos, ferramentas e equipamentos utilizados para a produção industrial e aplicá-los dentro da indústria em que trabalha. Para que isso seja possível, ele deve compreender os conceitos básicos, recursos e aplicações dos sistemas de informações gerenciais.

5) Diagnosticar e otimizar fluxos

Identificar, compreender e intervir na logística dos sistemas de produção são maneiras de otimizar os fluxos na indústria. Seja no controle da chegada e saída de insumos, seja na movimentação e preparação do produto final para transporte. Dominar os diversos tipos de sistemas de produção e técnicas e atividades do planejamento e controle da produção são pré-requisitos para alcançar o objetivo.

6) Melhoria da qualidade dos produtos

Para melhorar produtos, o gestor precisa conhecer e implantar sistemas de gestão da qualidade, além de promover a manutenção e melhoria contínua desses sistemas. O profissional também precisa conhecer técnicas de medição e ensaios para sugerir melhorias na qualidade de produto e serviço da planta industrial.