O Brasil é rico em terra fértil e ainda por cima possui um clima que favorece a produção agrícola e a criação de animais. Isso faz do país uma potência mundial na produção de alimentos, para atender a demanda cada vez maior, devido ao aumento vertiginoso da população.

O tecnólogo em gestão do agronegócio possui competências e habilidades que viabilizam soluções tecnológicas para a criação de oportunidades de negócios competitivos e rentáveis. Essas soluções se baseiam na gestão de diversos elementos presentes na cadeia de produção, da semente até o prato do consumidor final. Por isso um bom tecnólogo em agronegócio deve:

1- Ser consciente

O profissional de agronegócio é capaz de pensar de forma a conciliar a área politica, cientifica e a ética em suas ações.

2- Gostar de ar livre

O profissional deve amar o ar livre, afinal passará muitas horas no campo. Mas deve estar preparado para enfrentar longos períodos dentro do escritório.

3- Ser proativo

Deve ser uma pessoa que está sempre a procura de novos mercados nos mais diversificados setores.

4- Ser prevenido

Ter uma saída inteligente para fugir dos gargalos do processo de produção é essencial. Por isso um profissional de agronegócio que gosta do que faz tem sempre um plano B, C ou até mesmo um plano D no que se refere aos processos de beneficiamento, logística e venda dos produtos.

5- Ser curioso

Conhece ou procura conhecer todas as novidades sobre o setor, sobre os equipamentos recém lançados e sobre os novos conceitos de produção.

6- Ser responsável

Deve compreender que todos os seus projetos têm impacto na cadeia como um todo e no meio ambiente. Por isso o profissional deve estar disposto a realizar analise de viabilidade econômica e impactos ambientais.

7- Ter resiliência

Por lidar com a cadeia de produção muito extensa, volta e meia o profissional se vê pressionado a entregar de forma mais ágil seus resultados. Por isso, o profissional de agronegócio deve ser capaz de aguentar as pressões externas em momentos difíceis.

Para a formação de tecnólogo em gestão do agronegócio, a UnisulVirtual oferece conhecer um curso de graduação a distância. Com duração de 3 anos, é um o curso completo sobre a cadeia de produção do agronegócio.