A necessidade das empresas em reduzir custos e aumentar a produção está fortemente ligada à mudança em seus processos organizacionais visando uma estrutura funcional com melhorias dos processos produtivos.

No mercado, é cada vez mais difícil encontrar profissionais com competências gerenciais desenvolvidas para esses fins, mas a boa notícia é que você pode ser esse profissional e se tornar o principal agente transformador da empresa.

Um curso de graduação EaD em Processos Gerenciais capacita o profissional para desenvolver e aplicar soluções corporativas, utilizando metodologias e ferramentas de gestão avançada. O profissional fica apto para identificar falhas e oportunidades, analisar os fatores e propor otimizações na estrutura e nos processos da empresa.

1) Dimensões organizacionais

O curso fornece uma melhor compreensão das dimensões organizacionais em um ambiente corporativo e entendimento para distinguir as competências essências (diferencial competitivo da empresa frente à concorrência), as competências funcionais (pontos fortes e fracos em cada departamento) e as competências individuais (reconhecimento das habilidades e qualificações de cada profissional dentro da empresa).

2) Estrutura organizacional

Com a graduação, os profissionais formados em processos gerenciais tem um completo entendimento sobre a divisão e organização das atividades, formando uma estrutura organizacional com amplo enfoque nas instalações, capital humano, jurisdições e finanças, podendo oferecer soluções inovadoras para os aspectos gerenciais e econômicos da empresa.

3) Mapeamento e análise de processos organizacionais

A qualificação para o mapeamento e análise dos processos organizacionais é outro diferencial na capacitação do aluno que cursa a graduação em Processos Gerenciais. Através desses conhecimentos, o profissional pode questionar a forma como os recursos disponíveis estão sendo utilizados para a produção e identificar desperdícios de materiais, tempo e habilidades humanas mal alocadas. O intuito é diminuir o tempo do ciclo de atividades, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, utilizar somente os recursos realmente necessários e eliminar atividades que não geram valor.

4) Organização e análise da distribuição de trabalho

Os formados em Processos Gerenciais desenvolvem a capacidade de gerenciar o capital humano dentro da empresa, identificando os potenciais produtivos e realocando-os para realizarem as atividades de maior qualificação. Além disso, contribui para estimular um desenvolvimento de plano de carreira, motivando-os ainda mais para o trabalho.

5) Estudo e análise do arranjo físico

Nessa matéria, o aluno pode desenvolver habilidades que envolvem a análise do layout da empresa para apresentar soluções que visem o ajuste adequado de posições e localizações dos recursos, maquinários e mão de obra, a fim de proporcionar uma estrutura mais funcional e otimizada no ambiente destinado para a produção.

6) Layout e mapas de área de riscos

Na gestão empresarial, é muito importante que os administradores possam analisar o layout da empresa e ser capazes de identificar os pontos de riscos possíveis no ambiente corporativo. Com a graduação em Processos Gerenciais, o profissional pode mapear esses pontos e tomar decisões mais acertadas quanto à redução dos riscos, assumindo um papel preventivo e não reativo.

7) Manuais administrativos

Além de desenvolver competências na área gerencial, o graduado em processos gerenciais pode ajudar na implantação de melhorias no processo de comunicação da empresa, estabelecendo um sistema que permita eliminar as falhas e melhorar o processo comunicativo, além de gerar relatórios de acompanhamentos e métricas de resultados com alto poder de relevância informativa.

E você, ainda tem dúvida sobre as habilidades dos formados em Processos Gerenciais? A Unisul Virtual oferece o curso na modalidade EaD, na qual o aluno pode estudar quando e onde quiser.

Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!