Conheça quais são e saiba a melhor formar de gerir os tributos para empresas!

Os impostos necessitam estar em dia para a boa saúde financeira de uma organização. Mas a tarefa não é tão simples, uma vez que os tributos para empresas são diversos e podem confundir alguns gestores.

Por isso, é preciso alguém capacitado para a função, que saiba tudo sobre planejamento tributário e governança corporativa. Assim, a compliance da empresa estará em boas mãos.

Elaboramos este post para que você conheça um pouco mais sobre os tributos para empresas municipais, estaduais e federais. Acompanhe a leitura!

Os principais tributos para empresas

Tributos Municipais

Imposto Sobre Serviços (ISS)

O ISS é um tributo que incide sobre empresas de todos os portes e segmentos instaladas em uma cidade. Foi criado em substituição ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

É um tributo regido pela Lei Complementar de número 116, implementada em agosto de 2003. A alíquota mínima de cobrança é de 2%, com base nos rendimentos brutos da organização.

Prestadores de serviços também devem pagar o imposto. Normalmente, a alíquota é de 5% do valor da nota fiscal de todo serviço prestado.

Tributos Estaduais

Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Trata-se de um imposto estadual que é cobrado sempre que há movimentação de produtos entre as unidades federativas. Cada estado tem sua alíquota, que pode variar de 7% a 18%.

Para saber melhor sobre o assunto, é muito importante conferir o site do governo de cada estado.

As empresas que são inscritas no regime do Simples Nacional pagam em média uma alíquota de 1,25% a 3,95%, se forem do comércio ou da indústria.

Tributos Federais

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é calculado diante do faturamento obtido nos últimos 12 meses. A alíquota deste tributo é de 15% sobre o lucro real, presumido ou arbitrado.

Já para os participantes do Simples Nacional, a taxa pode variar de 0% a 0,54% para as atividades de comércio ou de indústria, chegando a 0,84% para prestadoras de serviços.

 Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

O IPI é o tributo cobrado das empresas que importam produtos por causa do desembaraço aduaneiro de advindos do exterior ou da saída deles do estabelecimento industrial.

A alíquota deste imposto é calculada sobre o preço de venda do produto, já as taxas são estabelecidas na Tabela do IPI.

No caso do Simples Nacional, há uma taxa padrão de 0,5% cobrada apenas das indústrias.

Contribuição para Programa de Integração Social (PIS)

O PIS é o benefício pago ao trabalhador de empresa privada e do setor público, respectivamente. Essa contribuição federal é paga todo mês em cima do valor de faturamento da empresa ou sob a folha de pagamento. Varia de acordo com a atividade exercida.

Contribuição Social sobre Faturamento das Empresas (COFINS)

Este é um tributo cobrado das empresas brasileiras de todos os portes e segmentos. A única exceção se faz às micro e pequenas empresas registradas no regime do Simples Nacional.

De forma básica, as empresas têm obrigação de pagar este imposto para auxiliarem o governo federal no que diz respeito ao financiamento de programas de seguridade, como previdência social, assistência social e saúde pública.

Capacitação para gerir os tributos para empresas

Para que esses tributos sejam devidamente administrados, a pós-graduação em Planejamento Tributário e Governança Corporativa da Unisul especializa os profissionais de indústrias, comércios e prestação de serviços para atuarem nas mais diversas empresas.

A questão tributária tem grande peso na composição dos custos de produtos e serviços. A governança dos tributos é essencial para a manutenção do poder de competitividade, principalmente em tempos de crise econômica.

O curso é especialmente destinado a graduados em Ciências Contábeis, Administração, Economia e Processos Gerenciais, além de profissionais da área de negócios que buscam gerenciar a tributação da organização em níveis municipal, estadual e federal.

A pós-graduação também prepara para a docência no ensino superior, com atividades práticas em sala de aula.

Seja um especialista nesta área e conheça mais sobre os tributos para empresas! Inicie seu curso com a Unisul agora mesmo, em uma de nossas duas unidades: Tubarão e Florianópolis.