Instituições de ensino superior são designadas por diversos termos diferentes. Muitas vezes, não nos damos conta disso e pensamos que estes nomes significam a mesma coisa. Alguns dos mais conhecidos no Brasil são “faculdade” e “universidade”, que possuem suas distinções. Você sabe quais são elas?

Faculdade

Faculdades oferecem cursos de graduação, porém com um número menor de opções. Não têm total autonomia para criarem cursos, tendo que pedir autorização para o Ministério da Educação. Devem ter, no mínimo, um programa de pós-graduação Lato Sensu.

As faculdades possuem cursos mais tradicionais, como Administração e Direito, por exemplo. Mas isso não significa que elas se restringem a estas disciplinas somente. A faculdade pode ou não estar vinculada a uma universidade. As faculdades que são vinculadas a uma universidade são designadas como escola de artes, instituto de ciências, departamento de tecnologia e etc.

Universidade

As universidades possuem infraestrutura ampliada e um quadro docente qualificado, além de autonomia para oferecer cursos e desenvolver atividades de pesquisa e extensão em várias áreas do conhecimento, atuando na perspectiva de formar cidadãos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Na prática, como ocorre, por exemplo, na Unisul, os estudantes já iniciam suas atividades profissionais no atendimento à comunidade em clínicas de saúde, escritórios de atendimento jurídico, e incubadoras de empresas que integram a própria instituição.

A universidade deve desenvolver quatro programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no mínimo, e estes com um alto grau de qualidade. Um terço do campo docente de uma universidade deve ter título de Mestrado ou Doutorado. Quanto maior a titulação, mais conhecimento eles têm para passar aos seus alunos. Um terço do professorado deve ter um contrato em tempo integral de regime.

As faculdades que fazem parte de uma universidade são divididas por área de conhecimento e, embora a faculdade também tenha este tipo de organização, não oferece tantos cursos e departamentos como as universidades. Quer um exemplo? Escola de Comunicações e Artes (ECA); Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Todas pertencentes a USP.

Toda universidade é composta por faculdades, mas nem toda faculdade faz parte de uma universidade.

Qual das duas é melhor?

Embora possuam algumas diferenças, ambas possuem mais semelhanças. São criadas para agregar valor a vida do ser humano e fazer com que atinjamos um maior grau de intelectualidade para tornar nossas vidas mais enriquecedoras e para que possamos fazer nossa contribuição para fazer do mundo um lugar melhor.

Sendo assim, uma não é melhor do que a outra e, como vimos, elas podem até se completar. O importante mesmo é escolher um curso que atenda suas expectativas e que seja aprovado pelo MEC.

Um exemplo de universidade que possui todos estes requisitos é a Unisul Virtual, que disponibiliza aos alunos, além de um grande leque de cursos, a possibilidade de fazerem pesquisa e extensão. A pesquisa e a extensão fazem com que a vida acadêmica seja ainda mais enriquecedora, tornando o estudante mais preparado para um mercado de trabalho que é cada vez mais competitivo.