Cada área requer habilidades que serão fundamentais para o sucesso do profissional no mercado de trabalho. No caso do curso de gestão de TI, a visão e o raciocínio estratégico são elementos fundamentais para auxiliar o futuro gestor a definir e implementar os princípios básicos na sua área de atuação.

Se essas habilidades são tão importantes, é essencial que elas sejam trabalhadas desde a graduação. Por isso, preparamos um guia para te ajudar a descobrir como o curso vai ajudar no pleno desenvolvimento delas.

Cibercultura e prática profissional em tecnologia da informação

No primeiro semestre, o aluno já conta com uma disciplina que introduz os conceitos da prática profissional de uma forma ampla e atualizada, com metodologia dinâmica, contribuindo para o conhecimento prévio das competências que farão a diferença na vida do estudante.

• Gestão Estratégica
  • Gestão de Projetos e Equipes
  • Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação

Muitos alunos acreditam que o curso só os levará a entender as áreas tecnológicas, como os seus processos, mas ele vai muito além. Um profissional de gestão em TI precisa também estar apto a adotar estratégias em diferentes condições de trabalho.

Com uso de metodologias avançadas, o estudante passará a entender como liderar equipes, conduzir projetos, executar planos táticos e estratégicos das práticas de TI, assim como os próprios serviços e processos tecnológicos. Dessa forma, o curso possibilita que o profissional não compreenda apenas as competências técnicas, mas também as de gestão, que são tão importantes quanto.

Marketing

O marketing contribui muito para ampliar as noções de visão e de raciocínio estratégico do aluno, já que através da disciplina, o tecnólogo passa a conhecer o mercado e treina para definir e se desenvolver nessas áreas.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Já falamos da liderança, mas é importante reforçar este tópico, pois um líder de TI que inicia a sua performance desde a faculdade estará preparado para ampliar o desenvolvimento da sua visão e raciocínio estratégico, afinal, quando falamos em tecnologia da informação, sabemos bem que o perfil de líder e as estratégias de conexão e adaptação da equipe podem, e certamente, mudarão a história dos projetos.

Viu só como o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o sucesso de um gestor em TI começa na graduação? Quer ficar por dentro de mais informações interessantes sobre a área? É só continuar acompanhando nossas postagens do blog!